Hugo Saporetti

Prestes a comemorar 70 anos, o maratonista Hugo Saporetti conta um pouco de sua vida e de sua relação com a corrida de rua. Um dos atletas mais dedicados da equipe SaúdePerformance Hugão, tem em seu currículo de corredor provas importantes como Maratona de Buenos Aires, Maratona de Curitiba, Meia Maratona Internacional do RJ, Volta da Pampulha, 10 milhas Garoto e tantas outras.

Hugo após a Meia-Maratona Internacional do RJ 2009

Fonte de inspiração para os iniciantes e mais jovens, Hugo nunca dispensa uma boa prova de corrida. O atleta já disputou também provas de Duathlon e Triathlon e mostra, que a idade tem muito a ver com a nossa maneira de agir e que para se manter jovem vale sempre se movimentar.
 
SaúdePerformance – Quando você começou a correr? 

Hugo Saporetti – Começei a correr em 2005 quando aconteceu o 1º Duatlon Thiago, levado pelo meu Sobrinho Fred Henrique. Gostei e continuo até hoje.  

SaúdePerformanceO que te motiva a enfrentar desafios tão duros como uma maratona? Não seria mais fácil ficar em casa?

Hugo Saporetti – Realmente é muito mais comodo ficar em casa tranquilo. Porém sempre deu muito valor a minha saude, seguindo o exemplo do meu pai que era um homem ativo. Quanto a motivação para fazer uma maratona, realmente é um desafio íntimo, pois acredito sempre que a idade cronológica nem sempre se equipara a idade física e mental do ser humano. A satisfação que sinto ao terminar uma maratona e mais do que motivação para continuar correndo. É incomensurável. Há uma grande transformação dentro de mim e sinto a juventude aflorar como se tivesse ainda uns 30 anos.

 SaúdePerformance Qual o desafio mais marcante de sua vida esportiva?

Hugo em ação na Maratona de Buenos Aires 2010

Hugo Saporetti

– O desafio mais significativo na minha vida que considero o ápice, foi quando jovem resolvi ser paraquedista militar. Meu corpo foi submetido a pesados treinamentos, considerados pelos defensores dos direitos humanos, como desumanos e exagerados. Tanto é verdade que diminuiram a carga e excluíram alguns exercicios. Minha disposição e dureza do corpo devo a esse treinamento, que me favorece até hoje. 

SaúdePerformance Você sempre praticou esportes? Quais foram as atividades esportivas que você praticou antes de correr?

Hugo Saporetti – Sempre pratiquei esportes tais como: Futebol, tendo jogado no Pontenovense, no Vila Isabel do Rio, bancários em Juiz de Fora; natação no Pontenovense Futebol Club, tendo competido nas modalidades Craw, costa: pratiquei salto em altura com vara, volei, Tenis no club Espanhol em Salvador; subidas de grandes montanhas como: Machupicho, Patagônia, Tiahanaco (não sei se escrevi certo) e para completar: Caminho de Santiago com 748.7 km.

SaúdePerformance – Qual a receita para tamanha disposição e alto-astral?

Hugo Saporetti –  Quanto à disposição, acredito que vem da minha grande força de vontade em vencer desafios e sobretudo como narrei acima, preparação desde a minha juventude. Quanto ao alto astral depende muito de preservar a vida a qualquer custo e a satisfação com que sempre pratiquei meus esportes. É muito dificil um desportista ter baixo astral, depressão e outros problemas de saúde. Outra motivação é que tenho em minha família diversos casos de diabetes, problemas cardíacos e alguns canceres. Acredito que posso evitar essas doenças ereditárias ou retardá-las tendo uma boa musculatura e uma boa motivação de vida que é o esporte. Acredito que fora do esporte e exercícios, não haverá velhice sadia, com força física para carregar o corpo envelhecido pelos anos passados. Outra motivação é acredito estar preparando meu caminho  para viver pelo menos 100 anos.

Parabéns Hugão pelo belo exemplo!!! Que muitos possam se contagiar com sua energia!!!

Comments are closed.

Noticias
Apoios e Patrocinios