Mudar pra melhor JUNTOS!

Vamos contar uma história de sucesso que pode ser melhor definida como PARCERIA DE SUCESSO.

Elisa e Fred

Elisa e Fred

Qual é o apoio necessário para que uma TRANSFORMAÇÃO POSITIVA aconteça? Para o casal de atletas da SaudePerformance Elisa Rodrigues e Frederico Pieper o apoio um do outro é a estrutura essencial para que os treinos e competições aconteçam.  Mais do que isso, essa PARCERIA foi a grande responsável desde o início, quando ambos eram ainda SEDENTÁRIOS. “Se lá em 2013 eu assistisse alguém NADANDO, PEDALANDO E DEPOIS CORRENDO, ou seja, fazendo o que eu faço hoje eu iria achar maluquice”, revela Fred.

O casal em 2013, época em que ainda eram sedentários.

O casal em 2013, época em que ainda não praticavam atividades físicas regularmente.

INSPIRAÇÃO PARA COMEÇAR

Para Elisa, após um período de dez anos estudando para mestrado e doutorado, o ganho de peso e os hábitos não saudáveis estavam incomodando. “Comecei a caminhar na esteira quando eu morava em São Paulo e perdi um pouco de peso. Logo depois engravidei, e quando minha filha Helena já tinha nove meses, já em Juiz de Fora, eu e Fred caminhávamos juntos. Começamos a correr na UFJF quando vimos o pessoal da SaudePerformance. Fazíamos as provas do Ranking e sempre víamos a equipe também. Tivemos contato com a Revista feita pela SaudePerformance para a Corrida do Granbery e nela tinha uma entrevista com o Edson (Professor Edson Nascimento da SaúdePerformance). Eu me lembro de ter lido ela por inteiro e me inspirado pelo fato de que ele começou a correr aos 30 anos. Isso me inspirou muito a pensar: é possível! Fiquei muito animada com a história de vida dele. Tive boas referências da SaudePerformance através de amigos da Universidade também e a gente foi atrás de começar a frequentar os treinos”.

2014 Suprema

Fred conta que já jogou tênis e basquete, mas que nada era feito com satisfação ou continuidade. “Até que encontrei a corrida. Começamos juntos,  primeiro por uma questão estética e depois por saúde mesmo”. Elisa diz que neste começo da prática ainda sentia dores pois estava com sobrepeso. “Então comecei a fazer fortalecimento no Estúdio SaudePerformance. Principalmente na parte dos joelhos que é uma fragilidade que eu tenho até hoje, o fortalecimento através do Treinamento Funcional me ajudou muito”.

Na chegada da Meia Maratona de Juiz de Fora, em 2016

Na chegada da Meia Maratona de Juiz de Fora, em 2016

O casal conta que se sentiu acolhido pela equipe e que isso fez a diferença para que permanecessem até hoje. “Foi interessante porque a gente já tinha feito academia antes, pagávamos aqueles planos de 3 meses: íamos na primeira semana, na segunda faltávamos e na terceira não aparecíamos mais (risos). A gente se encaixou bem no Estúdio. E o engraçado é que quando a gente começou a correr a gente pensava: vamos correr pra não precisar fazer outras coisas! (risos) E aí quando a gente se deu conta já estava fazendo as duas atividades com muito prazer: corrida e estúdio“, revela Fred.

MUDANÇAS POSITIVAS

Elisa conta que a corrida mudou muito a rotina do casal e trouxe muitos benefícios. “A gente tinha hábitos não saudáveis e aos poucos aquilo foi deixando de ter tanta importância porque a gente conseguia relaxar fazendo a corrida”. Para Fred a corrida chamou atenção para corrigir questões ortopédicas. “Procurei  especialistas para solucionar algumas dores e isso foi positivo porque me alertou para coisas que futuramente poderiam me trazer problemas”, diz.

Fred em competição de triathlon

Fred em competição de triathlon

Em 2016 o casal passou das corridas para novas modalidades . “Foi um ano inteiro de muitas Corridas em trilhas. E foi muito bacana, eu senti muita alegria. Na sequência comecei a andar de bike, depois veio a natação e aí quando eu vi eu já estava migrando para a modalidade do triathlon. Essa mudança foi bem radical! Mais ainda do que começar a correr. Comecei a cuidar mais da minha alimentação, deixei de comer coisas que eu comia visando uma melhoria do corpo. Frituras, doces, refrigerante… E tem dado resultado, essa mudança foi recente mas já foi possível colher frutos”. Elisa se prepara para correr sua primeira Maratona, prova de 42km, em junho. “A Maratona sempre foi meu sonho na verdade! Lembro que eu e Fred conversávamos que com 42 anos a gente ia correr uma maratona! (risos) Por isso só eu vou e o Fred não… (risos)”.

Elisa na bike na Triday series 2017

Elisa na bike na Triday series 2017

Com tantas TRANSFORMAÇÕES, Fred conta como os familiares e amigos ficam curiosos com o casal. “Houve uma mudança muito grande, do sedentarismo para uma atividade muito frequente. As pessoas perguntam muito como funciona, quantos quilômetros corremos por dia. Outros perguntam se a gente ficou doido! (risos)”.

Elisa e a filha do casal, Helena: camisa de TORCIDA para Fred.

Elisa e a filha do casal, Helena: camisa de TORCIDA para Fred.

Fred relembra o começo. “A primeira prova que fizemos foi a de 10km da Suprema. E pra gente aquilo era um desafio enorme. E aí os treinos foram sendo construídos de forma que dali a pouco os 10km já não eram tanto, queríamos mais. Foi um processo construído gradativamente. A Elisa vai fazer a Maratona agora, mas isso foi construído depois de quatro anos de treinos aqui na equipe”.

Fred cruza a linha de chegada com a filha Helena.

Fred cruza a linha de chegada com a filha Helena.

Elisa conta que as distâncias antes consideradas impossíveis, foram se tornando possíveis gradativamente. “A gente via algumas pessoas da equipe e ficávamos muito admirados. ‘Nossa aquela pessoa correu 21km! 26km! 42km! Esse pessoal que nada, pedala e corre depois!’ Eu achava muito doido! E é interessante quando a gente encontra alguma pessoa que não víamos há muito tempo, a reação delas exprime bem claramente como a gente mudou. Porque às vezes a gente não tem a consciência, a gente não consegue perceber o quanto realmente mudamos”.

Elisa em natação em águas abertas

Elisa em natação em águas abertas

APOIO ESSENCIAL

“Eu acho que eu não conseguiria se não tivesse o apoio do Fred”, revela Elisa. O casal agora tem dois alvos: a Maratona do Rio, com todo o suporte dele para ela e o Meio Ironman para Fred, que acontece no segundo semestre, em que vai ser a vez de Elisa apoiá-lo.

Elisa e Fred com colegas de equipe

Elisa e Fred com colegas de equipe

Elisa explica que na SaudePerformance ela encontra mais que a prática esportiva. “A SaudePerformance representa hoje um lugar especial pra eu estar, pra conviver. Um lugar de amizade, um lugar de afeto, um lugar de apoio.  Não é um lugar só de competição! Na SaudePerformance eu sou apenas a Elisa lidando comigo mesma e aprendendo muito sobre mim, meus limites, meu corpo. O esporte, para mim, tem se tornado um meio muito terapêutico de superar inseguranças. A cada novo desafio vencido, seja de corrida, bike ou natação, consigo mostrar para mim mesma que sou capaz, e sinto-me ainda mais fortalecida para encarar as questões da vida cotidiana. Para mim que vivo o universo acadêmico, que é reflexivo por natureza, descobrir a consciência corporal e perceber a partir dela, que dentro de mim existe uma reserva de força, coragem e determinação tem me alavancado para querer e trabalhar por mais, inclusive, profissionalmente”.

WhatsApp Image 2018-04-30 at 15.40.04

Para Fred, a importância vem desde o primeiro momento em que começaram na equipe. “Quando estou na prática esportiva penso em um monte de coisas e depois não penso em nada. E a SaudePerformance foi um lugar de construção de amizades, pois tínhamos acabado de vir pra cá e pra gente foi muito importante. A gente pensava que essa coisa de esporte era só corpo e aqui a gente pensou que é muito a cabeça. A SaudePerformance é um lugar onde nos sentimos em casa”.

Muito obrigado Elisa e Fred por nos inspirarem sempre e por compartilharem sua história com a gente. :-)

___

LEIA MAIS HISTÓRIAS DE SUCESSO

Conheça mais em nosso Facebook e no Instagram.

Quer fazer parte também e treinar com a gente? Entre em contato pelo telefone 3083-7158 ou pelo whatsapp 9-8867-1875

 

SaúdePerformance – Consultoria em Qualidade de Vida

Corrida | Ciclismo | Estúdio Funcional | Triathlon

Comments are closed.

Noticias
Apoios e Patrocinios